Ação pela Paz - Reeducandos da Penitenciria Masculina de Mairinque (SP) participam do Xeque Mate

Muito além do entretenimento

Reeducandos da Penitenciária Masculina de Mairinque (SP) participam do “Xeque Mate”

Por meio do xadrez, a iniciativa proporcionou momentos de aprendizado, promovendo a interação positiva entre os reeducandos
Foto: divulgao
Foto: divulgação

Diversas pesquisas mostram os benefícios de jogar xadrez para as pessoas. É muito além do entretenimento, o jogo pode estimular melhorias no raciocínio, na memória e no pensamento lógico. Pensando nos auxílios que o xadrez pode proporcionar, a Penitenciária Masculina de Mairinque promoveu, em parceria com o Ação Pela Paz, o projeto “Xeque Mate” com os reeducandos que estão na unidade.

Os beneficiados pela iniciativa são os internos que sofreram com a paralização das atividades de educação e trabalho ocasionada pela pandemia da Covid-19. Como tem acontecido em outros projetos em unidades prisionais, um reeducando que possui a habilidade passou o seu conhecimento aos demais colegas.

Foto: divulgao
Foto: divulgação

Após pesquisa realizada com os participantes, 100% deles acreditam que o projeto colaborou para a melhora no convívio, fortalecimento de vínculos, bem estar e na recuperação; e 93% concordaram que a iniciativa contribuiu para o desenvolvimento de novas habilidades. São resultados positivos que mostram a importância de projetos como este aplicados em unidades prisionais.

“Durante nosso projeto ficou evidenciado um fortalecimento em relação ao círculo de amizade entre os praticantes, bem como um nível de respeito de um reeducando para com o outro. Observou-se também a fluidez nas conversas e, conversas essas bastante produtivas, o tom de voz, humor, ajuda mútua nos afazeres em geral além de estimular outros sentenciados dos quais não estavam cadastrados no projeto e acabaram se interessando pelo jogo”, comenta Eduardo Freitas, Agente de Segurança Penitenciária da Unidade Prisional de Mairinque.

“O programa foi tão bem avaliado e frutífero que a ideia agora é expandir para outras unidades prisionais. Não só dados mostram o contentamento dos participantes com os projetos! Para que outras pessoas da unidade pudessem se beneficiar do xadrez, além dos tabuleiros que foram comprados para o projeto, os reeducandos produziram suas próprias peças utilizando sabão”, comenta Rosileia Dias, Analista de Administrativo Financeiro do Ação Pela Paz e responsável pelas compras de insumos para os projetos.

Reeducandos participam do projeto em unidade prisional de Mairinque, SP  Foto: divulgao
Reeducandos participam do projeto em unidade prisional de Mairinque, SP – Foto: divulgação

avatar

ASSINE NOSSO INFORMATIVO

Leia Também

PODCAST