Ação pela Paz - 89% dos beneficiários aferidos que participaram de projetos em SP não retornaram ao crime

Entre 2015 e 2021

89% dos beneficiários aferidos que participaram de projetos em SP não retornaram ao crime

Confira os dados da última aferição da reincidência criminal realizada pelo SEMEAR
Foto: divulgação
Foto: divulgação

O SEMEAR, sigla para Sistema Estadual de Métodos para Execução Penal e Adaptação do Recuperando, foi criado em 2014 por meio do provimento da Corregedoria Geral da Justiça do Tribunal de Justiça de São Paulo e tem como parceiros a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e o Ação pela Paz.

O programa, que busca maior efetividade na recuperação dos presos e suas famílias, viabiliza a realização de projetos do instituto focados na ressocialização da população privada de liberdade e egressa do sistema prisional em território paulista. Todo o trabalho realizado nesse contexto possui como objetivo central a diminuição da reincidência criminal e, dessa maneira, contribuir para termos uma sociedade mais segura.

Desde o início do SEMEAR, foram realizadas três aferições da reincidência criminal daqueles que participaram do programa. A mais recente demonstrou que dos 5.197 participantes aferidos entre 2015 e 2021, 3.741 deixaram os presídios. Desses, 3.332 (89%) não reincidiram à criminalmente até a data do levantamento.

A aferição dos dados dos participantes dos projetos apoiados possibilita o entendimento dos impactos destas iniciativas na vida das pessoas que passam pelo sistema prisional. Conhecer os resultados dos esforços conjuntos é o ponto focal para aperfeiçoar as ações a serem realizadas e validar o sentido do que é mais importante para a ressocialização de quem deixa a prisão.

Veja abaixo um infográfico com os dados da última aferição:

Imagem: reprodução
Imagem: reprodução

avatar

ASSINE NOSSO INFORMATIVO

Leia Também

PODCAST