Ação pela Paz - A paz para recomear

Olhar Mais de Perto

A paz para recomeçar

Por Rita Duenhas
Foto: reproduo
Foto: reprodução

O convite para escrever chega em um momento de profundas reflexões que venho realizando sobre o papel da sociedade em conhecer um pouco mais sobre o que de fato leva as pessoas a fazerem parte da população carcerária.

Em 2019, recebi o desafio de realizar um trabalho de Harmonização das Relações Familiares no centro de Ressocialização de Rio Claro e foi uma experiência que mudou completamente meu olhar e minha forma de encarar a vida.

Me deparei com histórias de vidas profundas, doloridas e muitas vezes caóticas, mas pude ver como um processo terapêutico pode ser regenerador e capaz de fortalecer pontos tão ricos nas pessoas que muitas vezes elas não sabiam que possuíam dentro delas.

Uma das frases que mais escutava era: “Nunca ninguém me disse isso, eu não sabia que tinha valor”.

A grande maioria vem de lares desestruturados e com marcas no corpo e na alma de profundos desequilíbrios, esta realidade mudou meus conceitos e julgamentos, me fez compreender que a pessoa não é o erro que ela cometeu e que ela pode sim rever suas ações, se conscientizar, renovar sonhos e objetivos.

Este trabalho que foi realizado iria começar a ser estendido a população carcerária masculina no ano passado, quando chegou a pandemia.

Os dois primeiros meses de isolamento foram extremamente desafiantes e incertos, muitas noites em claro e um pensamento que não saia da minha mente: se está difícil para mim como estão as pessoas presas sem direito a visitas, com toda esta atmosfera de incertezas e medo no ar.

Em uma dessas noites me sentia presa, angustiada e perguntava a mim mesma: “Rita, do que você precisa?” E a resposta que sempre vinha era: “Paz, paz na minha alma, paz no meu coração”. E foi assim que nasceu o Paz no Coração Liberdade na Prisão, um projeto para levar palavras de Paz e dicas de como obtê-la independentemente do lugar que esteja.

Paz no Corao, Liberdade na Priso na Penitenciria de Capela do Alto  Foto: reproduo
“Paz no Coração, Liberdade na Prisão” na Penitenciária de Capela do Alto – Foto: reprodução

A rede de palestrante foi acionada e amorosamente todos toparam o desafio e três meses depois o projeto já estava sendo implantado em unidades femininas e masculinas em São Paulo. São 21 palestras com temas relacionados a paz e meditações práticas para serem realizadas no dia a dia.

Como abordamos temas mais delicados e que mexem profundamente com o emocional dos reeducandos, criamos uma forma de nos comunicar com eles através de cartas eletrônicas. Neste espaço temos a oportunidade de estabelecermos um contato mais direto e afetivo e essa experiência tem sido de uma riqueza incalculável, muitos reeducandos relatam que, para eles, receber uma carta é como se fosse uma visita.

Todos ganham nesta troca, pois os voluntários relatam o quão rico tem sido esta experiência na vida deles, o quanto a visão deles sobre a população carcerária mudou.

Acredito muito que estas trocas nos tornam mais humanos e responsáveis para termos uma sociedade mais empática e sensível à realidade que cerca a grande maioria das pessoas.

Os relatos que estamos recebendo das transformações no ambiente carcerário e na vida dos reeeducandos me dá mais força para continuar com trabalhos emocionais que possam amenizar as dores e oferecer caminhos de cura para uma vida com mais equilíbrio e opções valiosas.

Como sempre digo nos trabalhos, “quem eu Fui, quem eu Sou quem eu Serei, começa agora”.

Esta frase nos lembra a força e o poder de sempre recomeçar.

Estes projetos me dão esta força e a esperança de dias melhores e de uma sociedade mais humana.

avatar

ASSINE NOSSO INFORMATIVO

Leia Também

PODCAST