Ação pela Paz - Ao Pela Paz valoriza novo mtodo de execuo penal baseado no respeito

Ação transformadora

Ação Pela Paz valoriza novo método de execução penal baseado no respeito

Desenvolvido pelo Núcleo Ressocializador de Maceió, ação é inspirada em módulo espanhol
Elder Rodrigues, Polianna Bulgarin (NRC) Solange Senese e Dr. Luiz Cardoso  Foto: divulgao
Elder Rodrigues, Polianna Bulgarin (NRC) Solange Senese e Dr. Luiz Cardoso – Foto: divulgação

A Diretora Executiva do Instituto Ação Pela Paz, Solange Senese e o Desembargador Luiz Antonio Cardoso do Tribunal de Justiça de São Paulo conheceram, nos dias 19 e 20 de maio, na sede do Instituto, o método de execução penal, desenvolvido pelo NRC – Núcleo Ressocializador da Capital de Maceió –, inspirado no Módulo de Respeito, criado no Centro Penitenciário de Leon, na Espanha. A apresentação do projeto foi feita por Elder José Rodrigues, Chefe e por Polianna Kristine Alves Bulgarin, Sub-Chefe, ambos do Núcleo Ressocializador da Capital – SERIS/AL, durante visita ao Ação Pela Paz.

O NRC possui como princípios a inclusão do custodiado de forma voluntária, a sua participação de forma ativa na sua mudança durante o cumprimento da pena, o fortalecimento de vínculos familiares, a valorização dos agentes penitenciários e a realização efetiva das assistências de saúde, psicossociais, educacão e trabalho.

Atualmente, participam do processo no NRC da Capital de Maceió 133 reeducandos. Desde o início da implantação do projeto, a taxa de reincidência possui média de 5%, sendo que todos os participantes estudam até o nível médio e há 20 reeducandos realizando curso superior. Todos trabalham na unidade prisional, onde funciona o NRC da Capital de Maceió, inaugurada em 2011.

O Instituto Ação pela Paz considerou o novo método de execução penal relevante como potencial ação transformadora dos recuperandos e, portanto, poderá investir em projetos para sua projeção no pais.

avatar

ASSINE NOSSO INFORMATIVO

Leia Também

PODCAST