Trabalho
AfroReggae e Instituto Ação Pela Paz firmam parceria para atender pessoas egressas
União visa ampliar oportunidades de inserção de ex-presos no mercado de trabalho
O Grupo Cultural AfroReggae e o Instituto Ação Pela Paz firmaram uma parceria para fortalecer as ações da agência Segunda Chance, com o objetivo de ampliar as oportunidades de inserção de pessoas egressas do sistema prisional no mercado de trabalho. Essa colaboração busca fomentar novas parcerias e promover a reintegração social, criando um caminho para que esse público possa reconstruir suas vidas com dignidade.
A Segunda Chance, agência do AfroReggae dedicada à reintegração de egressos, contará com o apoio do Instituto Ação Pela Paz para ter melhores condições técnicas e recursos para o processo de inclusão deste público no mercado de trabalho. A união entre as duas instituições pretende expandir o alcance da agência, beneficiando um número crescente de ex-presos com novas oportunidades profissionais.
“Estamos empenhados em garantir que mais pessoas possam recomeçar suas vidas de forma digna. Essa parceria nos permite ampliar nossa atuação e criar mais oportunidades”, afirma João Paulo, diretor do AfroReggae.
Desde sua criação, o Instituto Ação Pela Paz tem trabalhado para reduzir a reincidência criminal por meio de apoio ao poder público e à sociedade civil em iniciativas que promovem a reinserção social de reeducandos e egressos. A instituição, reconhecida por iniciativas como o Programa SEMEAR * – realizado em parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo e a Secretaria da Administração Penitenciária – destaca-se pela sua abordagem ética e transparente.
Desde 2015, a organização já aprovou 967 projetos em 12 estados, beneficiando mais de 35 mil pessoas privadas de liberdade ou egressas do sistema prisional. Entre 2015 e 2022, a reincidência foi aferida para 14.899 participantes de projetos em São Paulo, por meio do SEMEAR. Desse grupo, 4.243 continuam presos e 29 faleceram. Entre os 10.627 que deixaram o sistema prisional, 84,49% (8.979 pessoas) não reincidiram em crimes.
“Reconhecemos o impacto do AfroReggae, que há 30 anos atua na inclusão de egressos no mercado de trabalho. Eles possuem um conhecimento que pode ser replicado em outros estados, além do Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo, enxergamos a oportunidade de contribuir com a utilização de indicadores essenciais para o fortalecimento institucional, como a medição da redução da reincidência criminal entre os atendidos. Estamos confiantes de que essa parceria será de grande aprendizado mútuo”, declara Maria Solange Rosalem Senese, cofundadora e diretora executiva do Instituto Ação Pela Paz.
“O Segunda Chance é sobre transformação. Dar às pessoas a chance de recomeçar e seguir um novo caminho é o que nos move. Com o apoio do Instituto Ação Pela Paz, poderemos expandir esse impacto e alcançar ainda mais vidas”, acrescenta Karla Soares, diretora social do AfroReggae.
Com mais de três décadas de atuação, o Grupo Cultural AfroReggae se consolidou como uma referência em áreas urbanas vulneráveis, promovendo inclusão social através de projetos socioculturais. A parceria com o Instituto Ação Pela Paz promete ampliar ainda mais o impacto da agência Segunda Chance, oferecendo aos egressos prisionais a oportunidade de reconstruir suas trajetórias pessoais e profissionais.
Texto escrito pela equipe de comunicação do Grupo AfroReggae e editado pelo departamento de comunicação do Ação Pela Paz.
Programa SEMEAR *
SEMEAR (Sistema Estadual de Métodos para Execução Penal e Adaptação Social do Recuperando) foi criado em 2014 por meio do provimento da Corregedoria Geral da Justiça do Tribunal de Justiça de São Paulo e tem como parceiros a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e o Instituto Ação pela Paz. O programa busca maior efetividade na recuperação dos presos, egressos e suas famílias.