Ação pela Paz - Caf da manh com empresrios para apresentao do programa de trabalho para egressos prisionais

Encontro

Café da manhã com empresários para apresentação do programa de trabalho para egressos prisionais

“Essas pessoas merecem cidadania", diz Antonio Felipe
Ao ocorreu em maio com a presena de diversas instituies - Foto: divulgao
Ação ocorreu em maio com a presença de diversas instituições - Foto: divulgação

A iniciativa busca a ampliação da rede de empresas com potencial para ofertar vagas de emprego para os egressos prisionais no Brasil. É assim que pode ser definido o objetivo do evento “Café com Empresários” realizado na sede da Porto Seguro, em São Paulo, no dia 15 de maio. “Desenvolver projetos nos presídios é essencial para reduzir a reincidência criminal, mas não basta! Quando deixam o sistema prisional e decidem não mais delinquir, essas pessoas necessitam de uma oportunidade para ganhar a vida e sustentar suas famílias honestamente”, explica Solange Senese, Diretora Executiva do Instituto Ação Pela Paz.

Um grupo de estudos com participantes da TEJOFRAN, Porto Seguro, Responsa, Gerando Falcões e Instituto Ação Pela Paz se formou para compreender melhor o tema e ampliar a segurança dos empresários que se interessam em ofertar postos de trabalho para egressos prisionais.

O “Café com Empresários” é uma iniciativa desse grupo. Seus anfitriões, Jayme Brasil Garfinkel, presidente do Conselho do Instituto Ação Pela Paz e Antonio Felipe, presidente da empresa Tejofran recepcionaram os empresários da Asteca Seguros, Global Premium, GPA – Gestores Prisionais Associados, Litucera Limpeza e Engenharia, Grupo Lock Engenharia e Rasul Indústria e Comércio de Plástico, além dos representantes das organizações sociais Crescer Sempre, Gerando Falcões e RESPONSA.

Jayme e Antonio Felipe já possuem experiência com o trabalho de egressos prisionais em suas empresas. Ambos falaram sobre os conhecimentos gerados, motivando os demais empresários. “Essas pessoas merecem cidadania, pois, muitas vezes, passam à margem da sociedade mesmo depois de pagarem por seus erros. A atitude mais positiva e proativa por parte dos empresários pode trazer o resgate à dignidade e abrir as portas de um futuro diferente do passado para estes egressos”, destacou Antonio Felipe.

Leonardo Precioso e Karine Vieira, representantes do Instituto Gerando Falcões e RESPONSA, respectivamente, explicaram como seus programas apoiam as empresas e os egressos. Oferecem apoio no recrutamento, seleção, acompanham os trabalhadores egressos e seus líderes diretos e apoiam a área de gestão de pessoas das empresas integrantes da rede de contratantes do Instituto Ação pela Paz, entre outras entidades.

Os empresários presentes no evento se comprometeram a convidar outros parceiros para participar dos próximos encontros. Dois deles, Eduardo Lock e Clodomir L. Marcondes iniciaram diálogos para a contratação de egressos em seus empreendimentos.

Solange Senese assegura que a vulnerabilidade social e a criminalidade estabelecem forte elo de relações causais, porém, reitera que os empresários podem ajudar a romper esse elo quando ofertam oportunidades de trabalho para os egressos que realmente desejam mudar de vida.

avatar

ASSINE NOSSO INFORMATIVO

Leia Também

PODCAST