Ação pela Paz - Coordenadoria de Reintegrao Social e Cidadania realiza encontros de acolhimentos para seus lderes

Covid-19

Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania realiza encontros de acolhimentos para seus líderes

A equipe se reúne virtualmente para refletir sobre o impacto do atual momento de pandemia em suas vidas, como isso reverbera no seu trabalho e em suas equipes
Foto: reproduo
Foto: reprodução

Durante a pandemia da Covid-19, estamos vivendo um momento de mudanças em nossas vidas, além do afastamento das pessoas com as quais convivemos. Temos amenizado o distanciamento social, por meio de encontros virtuais que possibilita a comunicação em nosso trabalho, relações e lazer. Neste sentido, a ADIGO Desenvolvimento, consultoria que atua com base na antroposofia, em parceria com o Ação Pela Paz, ofereceu voluntariamente duas reuniões on-line de acolhimento para a equipe da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) de São Paulo.

A ideia foi criar um espaço de escuta, fala e reflexão sobre o momento que estamos passando, acolhendo as lideranças da CRSC, ouvindo os seus anseios e necessidades, com a proposta de ampliar a compreensão do que estamos vivendo e possibilitar novas ideias para atuar com as equipes. Segundo Mauro Bitencourt, Coordenador da Coordenaria de Reintegração Social e Cidadania, “foi uma oportunidade ímpar estarmos juntos, mesmo que de forma virtual, dividindo nossos anseios, preocupações e, o mais importante, nossa esperança de dias melhores”.

Reflexão

Dividido em dois encontros, o primeiro, conduzido pela consultora e facilitadora Madga Santana, foi um momento de acolhimento do grupo. Divididos em trios, os 31 participantes foram convidados a pensarem e falarem sobre seus medos e necessidades.

Para Mary Balmiza, servidora da CRSC e uma das participantes, “foi legal estar presente e poder ouvir meus colegas de trabalho, trocar experiências desse período de isolamento, saber que não estamos sozinhos nesse momento de incertezas, que todos estão preocupados e se cuidando da maneira que podem. Acho que as pessoas se tornam mais unidas e solidárias quando dividem seus medos”.

Após compartilharem o que foi conversado nos grupos, as lideranças refletiram e se expressaram por meio um de desenho, cores e formas sobre o que o mundo está exigindo deles neste momento.

“O primeiro encontro foi uma reunião de acolhimento, com o objetivo do grupo trazer suas preocupações e sentimentos do que estão vivendo e experienciando”, comenta Magda Santana, da consultoria ADIGO Desenvolvimento.

Apoio

O segundo encontro girou em torno de como cada um pode acolher e apoiar a sua equipe neste cenário de pandemia. Na primeira reunião, os participantes foram levados a refletir em si para que, neste outro momento, pudessem pensar em formas e ações para acolherem seus times e pares de trabalho.

“Como apoiar minha equipe na pandemia?” foi a pergunta que norteou o encontro. A reunião contou com a participação de Jaime Moggi, Marcos Thiele e Rosana Sun, consultores da ADIGO. Eles refletiram sobre questões levantadas pelas lideranças, contando sobre suas experiências e algumas histórias. Apresentaram citações como ouvir o outro pode amenizar sua ansiedade, mostrar a nossa fragilidade pode criar conexão com a fragilidade do outro, ficar atento com o que é da responsabilidade do outro que assumimos sem ser a nossa e o que é a responsabilidade do outro, encontrar aquilo que pode ser feito com dedicação e foco, enfim, fazer o melhor o que cada um pode e viver um dia de cada vez.  

“Acolher as lideranças da CRSC em um momento de pandemia, foi uma ação importante e generosa de Magda. Ela realizou e facilitou os encontros on-line de forma simples, mas profunda”, reflete Claudia Cardenette, Diretora Administrativa do Ação Pela Paz, que acompanhou e participou das reuniões.

Esse é um dos papeis do Ação Pela Paz: apoiar as lideranças da Secretaria da Administração Penitenciária, para que possam também apoiar suas equipes, seus beneficiários, as pessoas privadas de liberdade e egressas prisionais. Cuidar de quem cuida!

avatar

ASSINE NOSSO INFORMATIVO

Leia Também

PODCAST