Ação pela Paz - Diretores de unidades prisionais paulistanas se aproximam do SEMEAR

Encontro em SP

Diretores de unidades prisionais paulistanas se aproximam do SEMEAR

Grupo da COREMETRO participou de encontro que abordou ações do programa
Foto: divulgação / Ação Pela Paz
Foto: divulgação / Ação Pela Paz

Por Marcos Ferreira | Redação

Na última quinta-feira, 16 de março, 29 servidores representantes das unidades prisionais da COREMETRO (Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo) estiveram no Espaço Abrahão e Rosa, sede do Instituto Ação Pela Paz, no centro paulistano.

O grupo foi apresentado a iniciativas apoiadas pela organização por meio do SEMEAR (Sistema Estadual de Métodos para Execução Penal e Adaptação Social do Recuperando). O programa é fruto de um termo de cooperação instituído pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), em parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e o Instituto Ação Pela Paz, organização atuante em projetos para a diminuição da reincidência criminal no país.

Desde 2014, o SEMEAR esteve presente em 68 das 181 prisionais do estado, e, agora, intensifica sua atuação na grande SP, focando em iniciativas testadas ao longo dos últimos anos, com metodologia replicável e resultados que impactam na ressocialização de quem passa pelos presídios.

Foto: divulgação / Ação Pela Paz
Foto: divulgação / Ação Pela Paz

A reunião apresentou dados da última pesquisa de aferição da reincidência criminal realizada pelo programa. O levantamento apontou que 89% dos participantes não retornam ao crime. A metodologia, aplicada nos projetos realizados com o Ação Pela Paz, se destaca pela política de monitoramento e avaliação de resultados, abrangendo todas a assistências da Lei de Execução Penal. 

Para Daniella Reina, coordenadora de projetos da organização e à frente dessa expansão, “o encontro é importante para demonstrar como sociedade civil, Poder Público e Poder Judiciário formam uma aliança forte para diminuir o retorno de egressos ao cárcere, promovendo ações de reinserção social de impacto”.

“Unir esforços são fundamentais para o alcance de resultados ainda maiores. Ampliar a oferta de projetos às unidades prisionais é fortalecer as ações para o desenvolvimento pessoal do reeducando, colaborando para que em seu retorno ele se perceba em um estágio mais maduro, com autonomia de novas escolhas, podendo assim ressignificar sua vida e escrever uma nova história longe do crime”, disse Daniella.

Solange Senese, diretora executiva do Instituto Ação Pela Paz, destacou, durante reunião do grupo, em fevereiro deste ano (veja matéria completa aqui), a importância da junção de esforços ente governo, justiça e população para a força do programa. "Hoje o grande resumo do SEMEAR é isso, a união de todos. É um objetivo muito claro", resumiu.

avatar

ASSINE NOSSO INFORMATIVO

Leia Também

PODCAST