Ressocialização e cultura

Documentário "Luiz Alberto Mendes - Memórias em Letras" chega ao YouTube

Filme revisita a trajetória do escritor e egresso, referência da literatura autobiográfica brasileira
Luiz Alberto Mendes - Foto: acervo da Companhia das Letras
Luiz Alberto Mendes - Foto: acervo da Companhia das Letras

Por Marcos Ferreira

O Instituto Ação Pela Paz celebrou, no dia 18 de novembro, seus 10 anos de atuação com a estreia do documentário “Luiz Alberto Mendes – Memórias em Letras”, durante evento realizado no auditório do Espaço Abrahão e Rosa, em São Paulo. A première reuniu autoridades, parceiros, proponentes, beneficiários, representantes de instituições públicas e privadas e um público superior a 130 convidados.

Dirigido por Marcello Novaes e com produção de Claudia Cardenette, Kaio Nunes e Marcos Ferreira, o doc está disponível gratuitamente no YouTube desde 28 de novembro.

A obra reúne depoimentos de pessoas que conviveram com Mendes ao longo de sua trajetória, especialmente durante o período em que esteve preso. Entre elas, servidores públicos da Funap – Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel”, amigos como a escritora Denise Carrascosa, a ativista Eliana Toscano, a diretora-executiva e cofundadora do Ação Pela Paz, Solange Senese (idealizadora do filme), e o escritor e roteirista Fernando Bonassi, responsável por reconhecer o talento literário de Mendes ao receber os manuscritos de Memórias de um Sobrevivente, ainda dentro do presídio.

Durante a estreia, o jornalista Paulo Lima, editor-chefe e fundador da Revista Trip – onde Mendes publicou coluna por mais de 15 anos –, também relembrou a convivência com o autor. No filme e no palco do evento, ele destacou que “sempre pensava na potência literária de Luiz, escrevendo daquela maneira dentro sistema prisional, o que o fazia imaginar como seria sua carreira após ganhar a liberdade. “Ainda na cadeia, ele produzia conteúdo e conseguia remuneração, algo extraordinário para quem está em processo de reconstrução”, ressaltou Lima.

Foto: Michel Mota | Ação Pela Paz
Foto: Michel Mota | Ação Pela Paz

A trajetória de um autor que transformou dor em palavra

Nascido em 4 de maio de 1952 no bairro da Vila Maria, em São Paulo, Luiz Alberto Mendes viveu mais de três décadas em privação de liberdade, passando por reformatórios e unidades prisionais. No final da década de 1980, ele encontrou na escrita uma ferramenta de reinvenção pessoal e social durante o cumprimento de pena, escrevendo cartas para outros reeducandos.

Sua descoberta literária ocorreu quando Bonassi, que promovia atividades de leitura enquanto roteirizava o filme "Carandiru" (baseado no livro "Estação Carandiru", de Drauzio Varella), leu seus manuscritos e os encaminhou à Companhia das Letras.

O resultado foi “Memórias de um Sobrevivente” (2001), sucesso de crítica e público que marcou a literatura autobiográfica brasileira. Após isso, Mendes ainda publicou “Tesão e Prazer” (2004), “Às Cegas” (2005), “Cela Forte” (2012), “Desconforto” (2014) e “Confissões de um Homem Livre” (2015). Além da escrita, foi cocriador do projeto “Semeando Sonhos”, do Instituto Ação Pela Paz, ao lado do psicólogo Maurício Cardenete – também presente no filme – dedicado ao apoio a pessoas egressas do sistema prisional.

Luiz faleceu aos 68 anos no dia 8 de abril de 2020, em decorrência de um aneurisma cerebral.

Foto - Rivaldo Gomes / Folhapress
Foto - Rivaldo Gomes / Folhapress

Um retrato sensível e necessário

O documentário “Luiz Alberto Mendes – Memórias em Letras” reconstrói essa trajetória por meio de relatos de amigos, parceiros e personagens que testemunharam sua evolução como homem e escritor. A produção oferece ao público uma narrativa profunda sobre transformação, dignidade e o poder da palavra.

O filme, desenvolvido a partir de uma entrevista inédita de Luiz para o Ação Pela Paz, conta também com os depoimentos de Aparecido Lopes da Silva, José Adão Neres de Jesus, José Antônio e Silvio Luis Lemos, além dos demais citados anteriormente.

Ficha técnica:

Direção: Marcello Novaes
Idealização: Solange Senese
Produção: DGT Vídeos
Co-produção: Claudia Cardenette, Kaio Nunes e Marcos Ferreira
Foto de capa: Gabo Norales – TRIP
Realização: Instituto Ação Pela Paz
Apoio na divulgação: TRIP
Duração: 25 minutos

Assista “Luiz Alberto Mendes – Memórias em Letras” aqui:

avatar

ASSINE NOSSO INFORMATIVO

Leia Também

PODCAST