Ação pela Paz - Encerramento do projeto Reforma Alm das Paredes

CRF Rio Claro

Encerramento do projeto Reforma Além das Paredes

Projeto é uma iniciativa do juiz Dr. Luiz Barrichello em conjunto com Dra. Maura Cruz, Diretora Geral
Cerimnia de lanamento do projeto Reforma Alm das Paredes - Foto: divulgao
Cerimônia de lançamento do projeto Reforma Além das Paredes - Foto: divulgação

O Ação Pela Paz apoiou mais um projeto vitorioso, agora no Centro de Ressocialização Feminino de Rio Claro, chamado Reforma Além das Paredes. O projeto foi uma iniciativa do juiz corregedor Dr. Luiz Augusto Barrichello Neto em conjunto com Dra. Maura Batista Cruz, Diretora Geral, contando com o apoio dos agentes penitenciários da unidade prisional durante todo o transcorrer das atividades.

Lá se fez a reforma dos alojamentos. Esse trabalho foi liderado pelo voluntário Rodrigo Natal de Meira que capacitou 33 reeducandas no reparo e pintura de paredes. Além disso, as voluntárias psicólogas Mirian Beatriz Ferreira Pieroni e Evelyn Matos Bortolin realizaram rodas de conversa para as mulheres presas com a proposta de desenvolver também a “reforma interna”, que teve o objetivo de ampliar a visão de si e do mundo por meio de reflexões sobre suas histórias de vida, escolhas e consequências. Os encontros foram realizados para 4 grupos, com duração de 4 sessões para cada um e contou com a participação total de 115 mulheres. Ao final do projeto, mais uma voluntária da área da beleza, Verônica Aparecida Torres, realizou um curso de auto maquiagem para que as moças caprichassem no visual a fim de serem fotografadas por 2 fotógrafos profissionais voluntários da cidade, Jansen Bispo dos Santos e Bruna Renata Vieira Antunes Rubini.

Em 14 de dezembro de 2017, dia do encerramento do projeto, foi observado os alojamentos bem pintados, limpos, organizados e com novos lençóis doados pelo Ação Pela Paz. Não por acaso, 97% das recuperandas que participaram do projeto disseram na pesquisa realizada, que a melhoria no ambiente favoreceu suas condições morais e emocionais. De fato, assim declarou uma das aprisionadas: “Eu descobri que posso me esforçar mais, que sou capaz até de reformar as paredes da minha casa e da minha própria vida. O encontro com as psicólogas me ajudou a enxergar o sentimento sobre meu próximo”. Constatar essas mudanças entusiasma todos os envolvidos!

avatar

ASSINE NOSSO INFORMATIVO

Leia Também

PODCAST