Ação pela Paz - Febraban promove campanha de educação financeira; Ação Pela Paz é um dos parceiros

Meu Bolso Em Dia

Febraban promove campanha de educação financeira; Ação Pela Paz é um dos parceiros

Iniciativa é mais uma forma de mostrar aos brasileiros a importância de cuidar das finanças e conquistar equilíbrio financeiro
Foto: divulgação
Foto: divulgação

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lançou em novembro a sua nova campanha de educação financeira voltada para a divulgação da Plataforma Meu Bolso em Dia Febraban (meubolsoemdia.com.br). Veiculada na tevê aberta, nas mídias digitais (redes sociais, portais, streaming) e influenciadores, a campanha visa orientar os brasileiros sobre a importância de cuidar das finanças e sair das dívidas, evitando o superendividamento.

As peças têm o ator Leandro Hassum como protagonista, muito lembrado por seus personagens com problemas financeiros. Com o tema “Hassumcina Comigo”, os filmes convidam os brasileiros a conhecer a ferramenta e sair do “Perrengose”, com o humor característico dos personagens que Hassum costuma interpretar.  

Na plataforma, o consumidor encontra conteúdo informativo gratuito sobre finanças pessoais, cursos, simulações e trilhas de aprendizado, além do Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB), por meio do qual é possível fazer um diagnóstico individual para identificar vulnerabilidades e personalizar estratégias de solução para reequilíbrio das finanças.

Para quem busca renegociar dívidas, por exemplo, a plataforma pode ajudar a mapear a vida financeira e desenvolver um plano sustentável e duradouro de pagamento. Todo o conteúdo e trilhas de aprendizado foram criados por educadores e especialistas em finanças pessoais e comportamento do consumidor.

Criada em parceria com o Banco Central, ela é a primeira do gênero a fazer uso de inteligência artificial para oferecer ao usuário recomendações de jornadas personalizadas ao seu perfil ou ao seu problema financeiro.

Com o intuito de atingir todos os públicos, o Instituto Ação Pela Paz se une à Febraban para promover a plataforma junto aos servidores públicos do sistema prisional - de todos os estados -, pessoas em privação de liberdade - com possiblidade de acesso ao conteúdo -, pessoas egressas do sistema penal, familiares e seu entorno. O objetivo é transformar a percepção das pessoas que o cuidado com as finanças não pode ser aplicado a qualquer tipo de renda.

Em 2023, o podcast da organização trouxe uma conversa entre Jayme Brasil Garfinkel, cofundador e presidente do conselho da ONG, e Amaury Oliva, especialista em relações de consumo e diretor executivo de Sustentabilidade, Cidadania Financeira, Relações com o Consumidor e Autorregulação da Febraban. Na gravação, eles falam sobre a necessidade de todo cidadão dedicar atenção à educação financeira.

"Essa é uma oportunidade para ampliação de um conhecimento válido para vários setores da vida de todos. Essa cidadania financeira é benéfica tanto para o desenvolvimento pessoal de cada um como do próprio Brasil. Precisamos promover essa cultura em nosso país", diz Solange Senese, cofundadora e diretora executiva do Instituto Ação Pela Paz. 

Ouça aqui o programa na íntegra na plataforma de sua preferência.

“A nova campanha de educação financeira é mais uma iniciativa da Febraban e dos bancos para chamar a atenção do consumidor para o conteúdo gratuito disponível na plataforma. Livrar-se das dívidas, saber lidar com as finanças, programar o orçamento e ter o controle da sua vida financeira está ao alcance de todos e traz benefícios para toda a sociedade. Todos ganham com consumidores mais informados e engajados na sua vida financeira”, afirma Amaury Oliva, diretor executivo de Cidadania Financeira e Relações com o Consumidor da Febraban.

A divulgação do Meu Bolso em Dia Febraban se soma a outras iniciativas da federação e dos bancos com o objetivo de prevenir o superendividamento do consumidor bancário. Por meio acordos de cooperação firmados com órgãos de proteção ao consumidor, o conteúdo informativo da Plataforma também tem sido disponibilizado à população pelos Procons.

Além disso, a plataforma é a ferramenta oficial de educação e orientação financeira do Programa Desenrola Brasil e dos tradicionais Mutirões Nacionais de Renegociação de Dívidas realizados anualmente pelos bancos, com apoio do Banco Central, da Secretaria Nacional do Consumidor e dos Procons.

O conteúdo da plataforma é gratuito e pode ser acessado neste link.

avatar

ASSINE NOSSO INFORMATIVO

Leia Também

PODCAST