Sétima visita
Grupo de funcionários da Porto participa de roda de conversa sobre ressocialização
Colaboradores conheceram as raízes que ligam a empresa às iniciativas do Instituto Ação Pela Paz e ao Espaço Abrahão e Rosa
Por Marcos Ferreira | Redação
Na segunda-feira, 3 de novembro, colaboradores da Porto participaram da sétima visita ao Espaço Abrahão e Rosa. Ao todo, 25 funcionários de diferentes áreas do grupo acompanharam uma apresentação sobre a importância da diminuição da reincidência criminal e o papel da sociedade nesse processo.
O encontro foi conduzido por Solange Senese, diretora executiva e cofundadora do Instituto Ação Pela Paz, que apresentou o trabalho desenvolvido pela organização na ressocialização de pessoas privadas de liberdade e egressos do sistema prisional. Solange também destacou as parcerias com entidades públicas e privadas e as ações realizadas por meio do Programa SEMEAR*, iniciativa que busca criar oportunidades de reintegração e reduzir a reincidência.
Durante a visita, os participantes puderam conhecer a história e o funcionamento do Espaço Abrahão e Rosa, um coworking voltado ao terceiro setor, que conta com a cogestão do Ação Pela Paz. O local ocupa um endereço simbólico na trajetória da Porto e foi criado por Jayme Brasil Garfinkel, acionista majoritário da empresa e também cofundador do Instituto.
Programa SEMEAR
SEMEAR (Sistema Estadual de Métodos para Execução Penal e Adaptação Social do Recuperando) foi criado em 2014 por meio do provimento da Corregedoria Geral da Justiça do Tribunal de Justiça de São Paulo e tem como parceiros a Secretaria Estadual da Administração Penitenciária e o Instituto Ação pela Paz. O programa busca maior efetividade na recuperação dos presos, egressos e suas famílias.

