Educação
Nova Rota abre processo seletivo para egressos conquistarem bolsas de estudos
Inscrições são gratuitas e vão até o dia 18 de julho; vagas são para o segundo semestre de 2022
O projeto Nova Rota abriu as inscrições para o processo seletivo voltado às pessoas egressas do sistema prisional. Os selecionados receberão bolsa de estudos em instituição de ensino adequada às suas necessidades, o que pode incluir oportunidades educacionais variadas nas modalidades presencial ou à distância.
As vagas são para o segundo semestre deste ano. O edital, já disponível no site da organização (clique aqui), explica que as bolsas podem atender diversas necessidades do público, como cursos de ensino superior e técnicos.
Todos os beneficiários farão parte do programa de mentoria da associação, no qual terão acompanhamento escolar e pessoal com, ao menos, dois voluntários. Além disso, os alunos terão direito a assistência psicológica e pedagógica, de acordo com a disponibilidade de colaboradores da equipe multidisciplinar e de opção expressa do bolsista.
Outros benefícios como auxílio alimentação e transporte serão avaliados de acordo com a necessidade e orçamento do projeto.
Para concorrer a uma das vagas é preciso ter 16 anos ou mais, ser egresso do sistema prisional e possuir renda média familiar mensal de até um salário-mínimo e meio por pessoa – contabilizados todos os rendimentos e benefícios sociais das pessoas que moram na mesma residência do candidato.
As inscrições vão até o dia 18 de julho. O processo é inteiramente gratuito para o candidato e terá duas etapas. Na primeira fase, os interessados devem ler atentamente o edital, preencher toda a ficha cadastral, de acordo com as instruções. Na segunda fase, os selecionados serão acionados pela equipe organizadora até 22 de julho para entrevista pessoal e familiar, a ser realizada entre os dias 30 e 31 de julho de 2021 (sábado e domingo).
O resultado dever ser anunciado até 5 de agosto de 2022 e deve conceder ao menos duas vagas.
Sobre o Nova Rota
O Projeto Nova Rota foi idealizado por Leandro Félix, Vitor Barbosa e Katherine Martins, todos bacharéis em direito pela Universidade de São Paulo (USP). Desde sua fundação em 2020, a organização conta com o apoio financeiro do Instituto Ação Pela Paz para o seu desenvolvimento. Junto a uma rede de parceiros estratégicos, a iniciativa fechou pontas importantes para um processo que resulta na geração de emprego e renda, além da ampliação do conhecimento.
Atualmente, a organização atende a 16 bolsistas, sendo quatro no Rio de Janeiro e 12 em São Paulo.
Vitor Barbosa explica que o Nova Rota busca “dar oportunidades a um público historicamente excluído e servir como uma experiência para verificar o potencial da educação como transformação da realidade”.
Leia aqui uma matéria sobre o Nova Rota publicada em julho de 2021.