Beleza Imperfeita
ONG Passarela Alternativa promove desfile de moda criativo com reeducandas no auditório da SAP
Mulheres do CPP Feminino de São Miguel Paulista encantam com suas criações em ação promovida pela instituição filantrópica
Por Mariana Borges | Assessoria de Imprensa - SAP
Editado pela redação do Ação Pela Paz
Na última sexta, 6, foi realizada a formatura de 15 reeducandas do Centro de Progressão Penitenciária Feminina de São Miguel Paulista no projeto Passarela Alternativa, iniciativa que conta com o apoio do SEMEAR*. Sob o título “Beleza Imperfeita”, elas desfilaram suas criações em auditório da SAP no centro da capital paulista.
As criações, feitas com a técnica de upcycling, aproveitaram doações da Funap - Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel”. Na técnica, peças de vestuário já prontas são transformadas com métodos de costura em novos itens, dando outro significado a roupas que seriam descartadas mesmo estando parcial ou totalmente em condições de uso.
O curso de Moda e Costura Criativa ocorreu de 21 de novembro a 5 de dezembro deste ano, totalizando 40 horas. Foram 10 encontros, cinco na própria Unidade Prisional e cinco na faculdade parceira do projeto, que também foi apoiado pelo Conselho Penitenciário do Estado.
Como enfatizou em sua fala de abertura, a idealizadora do projeto, Karen Brandoles, o impacto do projeto não é só no presente, é também no futuro: “Toda mulher transformada transforma sua casa”, ressaltou. Segundo Karen, 80% do conteúdo é voltado ao conhecimento teórico e prático e 20% no desenvolvimento humano, por meio da Jornada Fênix, metodologia para desenvolvimento de autoliderança.
Karen explicou aos presentes que o projeto traz a moda como “uma ferramenta de transformação social para meninas e mulheres, presas e egressas do sistema prisional”, destacando que o objetivo é “capacitar essa mulher como gente, como pessoa, apta a empreender”.
Após o desfile, as 10 formandas presentes trouxeram em depoimentos suas vivências no projeto. “Esse projeto nos traz esperança. (...) Você vai vendo as esperanças acabando lá dentro. Jesus vai colocando anjos no nosso caminho”, declarou uma delas. Brandoles, também muito emocionada, fez uma breve memória dos primeiros dias das reeducandas no projeto.
O evento ainda teve uma homenagem à diretora do CPP de São Miguel Paulista, Nivia Claudia Firmo Seravali, além dos voluntários que viabilizam a realização do projeto da Passarela Alternativa. O apresentador Gabriel Simplício destacou, na abertura do evento, o direito à estética, a estética como exercício político e a importância das parcerias para o exercício desse direito ao viabilizarem o projeto, como o Instituto Ação Pela Paz, a Associação Paulista de Amigos da Arte, as Secretarias da Cultura, Economia e Indústria Criativas e da Administração Penitenciária.
Texto gentilmente cedido pela Assessoria de Imprensa da Secretaria da Administração Penitenciária
* Programa SEMEAR
SEMEAR (Sistema Estadual de Métodos para Execução Penal e Adaptação Social do Recuperando) foi criado em 2014 por meio do provimento da Corregedoria Geral da Justiça do Tribunal de Justiça de São Paulo e tem como parceiros a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e o Instituto Ação pela Paz. O programa busca maior efetividade na recuperação dos presos, egressos e suas famílias.