Ação pela Paz - Organizaes sociais criam formas de auxiliar as pessoas egressas prisionais durante a pandemia

Boas ações

Organizações sociais criam formas de auxiliar as pessoas egressas prisionais durante a pandemia

Projetos apoiados pelo Ação Pela Paz auxiliam seus públicos assistidos com ações para minimizar os impactos sociais do Covid-19
Foto: reproduo - ilustrativa
Foto: reprodução - ilustrativa

“Aprenda a viver, aprenda a amar as pessoas com solidariedade, aprenda a fazer coisas boas, aprenda a ajudar os outros”. A frase do poeta brasileiro Mário Quintana conversa muito com o nosso atual momento. Em tempos de pandemia, devemos nos unir para ajudarmos a nós e a quem precisa. E é isso que algumas organizações que o Ação Pela Paz apoia estão fazendo com o intuito de minimizar o impacto social do Coronavírus (Covid-19).

Recomeçar

O Recomeçar é um ONG que visa a reinserção do egresso prisional ao mercado de trabalho, assim reduzindo a reincidência criminal. A organização, parceira do Gerando Falcões, está realizando a doação de um vale alimentação, no valor de R$ 100, durante três meses, para pessoas que saíram do sistema prisional.

“A nossa estimativa é impactar mil famílias com essa ação. Além da possibilidade de contribuirmos com os egressos nesse cenário de pandemia, nós também geramos oportunidade, assim que as coisas normalizarem, cadastramos essas pessoas em nossos bancos de dados para participarem do programa de desenvolvimento da ONG”, afirma Leonardo Precioso, gestor do Recomeçar.

As organizações que trabalham com egressos prisionais também podem solicitar apoio para seu público assistido. Entre em contato com o Leonardo por meio do e-mail: leonardo.precioso@gerandofalcoes.com.

Para solicitar o apoio, clique aqui.

“Para nós do Recomeçar é muita satisfação poder contribuir com os egressos do sistema carcerário que decidiram reescrever sua história em sociedade por meio do desenvolvimento social. Estamos juntos!”, finaliza o gestor da organização.

Educação para Paz

O Programa de Educação para Paz (PEP), desenvolvido pela organização mundial Fundação Prem Rawat, acontece em três Centros de Detenção Provisório de São Paulo (SP), com apoio da Funap – Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel e do Ação Pela Paz.

A iniciativa realiza nas unidades, por meio de voluntários, um curso que tem o objetivo de desenvolver nos reeducandos a consciência de si mesmos, o empoderamento pessoal, a descoberta da sua própria dignidade e o aprimoramento das suas escolhas. A formação traz reflexões em dez temas: paz, apreciação, força interior, consciência de si mesmo, clareza, entendimento, dignidade, escolha, esperança e contentamento.

Atualmente, o PEP é realizado em prisões há 10 anos, em cerca de 80 países. No Brasil, ele é executado desde 2011 em diversas unidades. Desde então, a organização notou a redução da raiva e violência entre os participantes e, nos Estados Unidos, a reincidência criminal caiu de 10% para 3%.

Durante a época de quarentena, todos os dias, das 19h30 às 20h30, o Programa de Educação para Paz será exibindo on-line e de forma gratuita. Clique aqui para acessar o link em que ocorrerão as conferências.

A iniciativa está sempre em busca de voluntários para realizarem as ações nas penitenciárias. Para os interessados em conhecer mais sobre o programa e desejar participar, entre em contato com Ivete Belfort, coordenadora do projeto no Brasil: (11) 99975-6554.

Saiba mais sobre o PEP aqui.

Responsa

Outra ONG que está com boas inciativas é o Responsa. A organização se caracteriza como uma agência de empregos social para pessoas egressas prisionais. Atualmente eles empregam, como prestadores de serviços, em torno de 100 pessoas que saíram do sistema prisional. Para ajuda-los neste momento, foram distribuídas cestas básicas aos colaboradores, com apoio da empresa parceira Grin, de mobilidade urbana.

E não para por aí! O Responsa possui um fundo social que será utilizado para ajudar aos assistidos pelo programa. “A ideia de usar este dinheiro veio após a paralização dos trabalhos, pois não queremos deixar nossos prestadores de serviços desamparados e sabemos que, numa perspectiva evolutiva, ficar sem renda oportuniza a regressão”, comenta Karine Vieira, CEO da organização.

Além disso, eles lançaram uma vaquinha on-line para arrecadar mais dinheiro e ajudar mais pessoas que são assistas pelo projeto. Quer ajudar? Clique aqui.

avatar

ASSINE NOSSO INFORMATIVO

Leia Também

PODCAST