Olhar Mais de Perto

Outros rumos da história

Por Jeferson Reis dos Santos
Foto: Imprensa SAP
Foto: Imprensa SAP

Um dia no passado, tive o sonho de ser um jogador de futebol. Trabalhava como meio oficial de mecânico, tendo o necessário para minha vida. Porém, por escolhas erradas, acabei me envolvendo com o mundo do crime, acreditando que seria mais fácil alcançar meus sonhos.

No entanto, em 2014, acabei sendo preso, e naquele momento caiu a ficha de que não seria mais possível realizar o meu sonho de infância. Ao longo dos anos, continuei persistindo no caminho da criminalidade. Quando me dei conta, estava preso pela sexta vez. Até então, já não tinha mais nenhum objetivo na vida e, para piorar, colhi o resultado do abandono da minha família, que não acreditava mais em mim.

Mas, mesmo nos momentos mais difíceis, Deus esteve comigo o tempo todo. Em outubro de 2022, tive a oportunidade de ser aluno do curso profissionalizante realizado no CDP de Santo André, o curso de barbearia "Cortar para Transformar", oferecido inicialmente pelo SEMEAR*, por meio do Instituto Ação pela Paz.

Confesso que, naquele momento, não tinha grandes esperanças, afinal, após tantos anos preso, nunca havia tido a oportunidade de participar de algo assim. Ainda me lembro de que, no início do curso, não tinha grandes expectativas ou vontade de aprender. Foi em uma aula prática inicial que me destaquei, e ali minha mente mudou. Passei a enxergar aquela oportunidade como algo transformador. O professor voluntário Jansen reconheceu minha habilidade e me disse que eu tinha talento para a profissão. A partir de então, me envolvi cada vez mais e fui me apaixonando pela profissão na qual estava sendo lapidado.

Foto: Imprensa Funap
Foto: Imprensa Funap

Com o passar do tempo e das práticas realizadas, comecei a me destacar em relação aos demais alunos, sendo eleito pelo professor como o melhor aluno da turma. Como resultado, fui presenteado pelo Ação Pela Paz com um kit de barbeiro no momento da entrega do meu certificado, um momento marcante em minha vida.

Em seguida, com a parceria firmada entre o instituto e a Funap - Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel", fui contratado como monitor/professor para ensinar outros que, assim como eu, estão no sistema prisional. Muitas coisas boas e maravilhosas começaram a acontecer, transformando a minha vida. No início, tive medo e pensei que não seria capaz de ensinar outras pessoas, mas com fé em Deus, aceitei o desafio e enfrentei esse medo, transmitindo à minha primeira turma todo o conhecimento que adquiri.

Mesmo com as limitações de estar preso, ao longo dos meses, com o apoio da unidade prisional, fui estudando e aperfeiçoando meus conhecimentos e técnicas de corte de cabelo e barba. Foram inúmeras as vezes que fiquei até tarde da noite lendo e escrevendo os assuntos teóricos a serem abordados nas aulas. Todo esse esforço, com o apoio do meu aluno Maycon, resultou na criação de uma apostila, que se tornou um referencial para o curso profissionalizante. Esse foi um divisor de águas na minha vida, pois entendi que essa profissão mudaria os rumos da minha história.

Ainda com dificuldades e barreiras, consegui plantar nos alunos uma semente de transformação de vida. Hoje, posso dizer que me sinto um homem amadurecido. Nunca tinha sentido o que sinto agora. Tenho minhas opiniões e desejos próprios, e tenho certeza de que meu sonho será garantido quando sair daqui. Assim, poderei continuar nessa profissão e, quem sabe, fazer pelos outros o que fizeram por mim.

Foto: Imprensa SAP
Foto: Imprensa SAP

O resultado de todas essas transformações trouxe minha família de volta à minha vida e me aproximou de pessoas novas, que acreditam em mim, pois todos testemunharam os meus esforços para mudar. 

Por fim, ao longo de todo esse caminho de mudanças que venho trilhando, só me resta registrar meus mais sinceros agradecimentos a todos os envolvidos. São oportunidades como as que tive que transformam a vida das pessoas, independentemente de onde estejam.

Agradeço a Deus pela minha vida e pela minha transformação.

Cito aqui algumas dessas pessoas:

- Ao senhor Ricardo Vieira, Diretor Geral do CDP de Santo André;
- Ao senhor Sidnei, Diretor de Disciplina do CDP de Santo André;
- Ao Instituto Ação pela Paz pela oportunidade ofertada aos reclusos, oportunidade que mudou e vem mudando minha vida;
- Agradeço à Funap pela minha contratação e por acreditar que eu posso ser um professor.

Espero que tudo o que aprendi e evoluí neste cenário seja a maneira que a vida encontrou para me mostrar que a mudança está dentro de cada um de nós; basta querer e agarrar as oportunidades que surgem em nosso caminho.

Programa SEMEAR *

SEMEAR
(Sistema Estadual de Métodos para Execução Penal e Adaptação Social do Recuperando) foi idealizado no ano de 2014 por meio do provimento da Corregedoria Geral da Justiça do Tribunal de Justiça de São Paulo e tem como parceiros a Secretaria Estadual da Administração Penitenciária e o Instituto Ação pela Paz. O programa busca maior efetividade na ressocialização de presos, egressos e suas famílias.

avatar

ASSINE NOSSO INFORMATIVO

Leia Também

PODCAST