Ação pela Paz - Podcast: Jayme Garfinkel recebe convidados para uma conversa sobre o Pró-Egresso

Edição #12

Podcast: Jayme Garfinkel recebe convidados para uma conversa sobre o Pró-Egresso

Raquel Pintan, da SDE, Yara Toscano, da CAEF, e Eduardo Meira, da Queiroz Galvão falam sobre como funciona o programa que apoia a empregabilidade de quem deixa o sistema prisional
Obra com colaboradores do Pró-Egresso - Foto: divulgação Governo do Estado de São Paulo
Obra com colaboradores do Pró-Egresso - Foto: divulgação Governo do Estado de São Paulo

Por Marcos Ferreira | Redação

Gerar oportunidades de emprego e renda para pessoas egressas do sistema prisional é uma das principais ações para integrar socialmente quem volta à liberdade e precisa se afastar dos atos que o levaram à detenção. Iniciativas com este objetivo criam inúmeros benefícios diretos e indiretos para todos os membros da sociedade, entre elas, a redução da reincidência criminal, algo que impacta positivamente nos índices de violência. E é este assunto que está em pauta na décima segunda edição do podcast Olhar Mais de Perto.

Um bom exemplo está em São Paulo. O Programa Estadual de Apoio ao Egresso do Sistema Penitenciário atua no encaminhamento dessa população ao mercado de trabalho. O Pró-Egresso, como é conhecido, também desenvolve a qualificação profissional dos sentenciados que cumprem pena em unidades prisionais de regime semiaberto, de egressos e de pessoas em cumprimento de penas ou medidas alternativas.

Para entender melhor o tema, Jayme Brasil Garfinkel, presidente e cofundador do Instituto Ação Pela Paz, recebe Raquel Pintan, Diretora do Programa Pró-Egresso da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado de São Paulo, e Yara Toscano, Diretora da Central de Atenção ao Egresso e Família (CAEF). Para completar a mesa, o episódio conta também com a participação de Eduardo Meira, Gerente de Obra da Construtora Queiroz Galvão, empresa que conta com colaboradores contratados por meio do programa em seu quadro de funcionários.

Ouça a edição abaixo:

Para ouvir o podcast no Spotify você não precisa ser assinate.

Ouça também no YouTube ou no Deezer.

avatar

ASSINE NOSSO INFORMATIVO

Leia Também

PODCAST