Ação pela Paz - Projeto apoia egressos do sistema prisional e familiares para empreenderem na gastronomia

Na cozinha

Projeto apoia egressos do sistema prisional e familiares para empreenderem na gastronomia

?Receitas Para Vida?, organizado pela ONG Mensageiros da Esperança, com apoio do Instituto Ação Pela Paz, capacitou alunos e concedeu apoio financeiro aos participantes
Turma participante do projeto - Foto: IAP
Turma participante do projeto - Foto: IAP

Por Marcos Ferreira | Redação

O alimento é vital para manter o corpo ativo, mas o ato de fazer as refeições diárias vai muito além disso. Dos petiscos aos banquetes, a gastronomia também nutre sonhos e carreiras profissionais.

Restaurantes, com seus cardápios servidos presencialmente, ou com pratos entregues nas casas dos clientes, ativam paladares de todos os gostos, mas também movimentam a economia.

Em 2018, o setor de bares e restaurantes teve um faturamento de R$ 176 bilhões, representando 2,7% do PIB nacional. Os dados daquele ano mostram que o ramo de alimentação foi responsável por mais de um milhão de negócios, gerando seis milhões de empregos diretos em todo o Brasil.

Mesmo com a crise, gerada pelo fechamento de vários estabelecimentos por conta da pandemia de Covid-19, esse é um mercado ainda muito promissor e com forte capacidade de transformação, como prova a ascensão do delivery. Os pedidos de entrega de comidas por aplicativos na cidade de São Paulo subiram 44,5% somente no último mês de abril.

Esse universo encanta os participantes do projeto “Receitas Para Vida”, ministrado pela ONG Mensageiros da Esperança com apoio do Instituto Ação Pela Paz. Ao longo dos meses de janeiro e março deste ano, 19 pessoas iniciaram – sendo 12 egressas do sistema prisional e 7 familiares – passaram por um programa de capacitação multidisciplinar que formou 13 alunos.

Os beneficiários tiveram aulas de gastronomia com a Chef Daniela Romão, aprendendo, entre outras coisas, técnicas sustentáveis com o reaproveitamento de alimentos. Paralelo a isso, os integrantes também estudaram empreendedorismo, focando em recursos que os possibilitem a obter geração de renda por meio da imersão no mundo da culinária.

Os participantes também integraram um grupo de apoio psicológico e de constelação familiar. Em encontros semanais, eles tiveram a oportunidade de explorar aspectos interiores, como autoestima e o autoconhecimento.

Turma durante uma das aulas - Foto: divulgação
Turma durante uma das aulas - Foto: divulgação

Lorraine Machado, psicóloga responsável pelo suporte dado à turma durante os encontros, frisa a importância dos envolvidos acreditarem no programa. “Foi muito impactante o fato deles confiarem no projeto e em nós, como profissionais, para poderem se abrir, falar de seus contextos, de suas dores e perspectivas de futuro, que a gente também pode construir isso junto. Sinto que eles saíram daqui muito melhores do que eles entraram”, diz a médica.

Fora o aprendizado, seis grupos foram contemplados com um aporte de R$ 1.000,00 para aplicarem em seus próprios negócios. Para obter o investimento, os formandos cumpriram todas as etapas do programa, elaborando um trabalho de conclusão de curso.

Veronica Machado, coordenadora e professora de empreendedorismo do projeto, conta como é visível a mudança no relato dos formandos. “Eu, como professora de empreendedorismo que impulsiona os microempreendedores, vejo que eles terem este investimento financeiro para iniciarem seus negócios é a coisa mais extraordinária que tivemos na ONG Mensageiros da Esperança. E eu sou muito grata por tudo isso”, destaca a organizadora.

Para criar o TCC, a turma se dividiu em 11 equipes. Todos passaram por uma rodada de perguntas e submeteram vídeos de seus projetos a uma banca virtual, no qual quatro jurados avaliaram também as receitas e os aspectos finais dos pratos criados. Os menus elaborados fizeram parte de uma degustação com outros dois avaliadores, sendo um deles com gabarito técnico.

Veronica lembra ainda que muitos alunos estavam em depressão, desacreditados de si e sem nenhuma perspectiva. “Hoje a gente finaliza o projeto com falas extraordinárias dos aprendizados que eles conseguiram, das mudanças que eu percebi na vida deles e do empenho. E, para mim, a parte mais importante foi a transformação real, de eu perceber que esses meses fizeram da vida deles uma motivação para seguirem suas vidas”, ressalta a professora.

Mariza de Souza Lira, egressa do sistema prisional e uma das participantes do projeto que recebeu o apoio semente para abrir a “MM Hamburgueria Artesanal”, junto com seu companheiro Marcelo Eugenio, fala de como o “Receitas Para Vida” a ajudou a seguir com seu sonho de empreender. “Eu já fazia algumas coisas em casa, mas não prosseguia e o que eu aprendi aqui me ensinou muito, mostrou que eu tenho que ir além cada vez mais e estou firme. Vou empreender na minha hamburgueria artesanal e seguir em frente!”.

Confira um dos projetos participantes:

avatar

ASSINE NOSSO INFORMATIVO

Leia Também

PODCAST