Ação pela Paz - Projeto capacita egressos, familiares e pessoas privadas de liberdade em empreendedorismo

Capacitação

Projeto capacita egressos, familiares e pessoas privadas de liberdade em empreendedorismo

Ministrado pela Agência Besouro, o curso durou seis dias e no final os participantes saíram com seus planos de negócios iniciados, um logo para começar a empreender e mentoria de três meses
Projeto contm 11 mdulos focados em empreendedorismo  Foto: Kaio Nunes
Projeto contém 11 módulos focados em empreendedorismo – Foto: Kaio Nunes

“Quando falo em empreendedorismo, falo na capacidade de resiliência e de criar soluções para algo não tátil, que só se pode sentir, na pele, de quem já foi recluso da sociedade em algum momento”. A fala é do Vinicius Mendes Lima, empreendedor social, fundador da Agência Besouro e da metodologia “By Necessity” (por necessidade), que foi aplicada no projeto “Empreendedor de Responsa”, que teve como parceiros o Instituto Responsa, o CAEF – Centro de Atenção do Egresso e Familiar de São Paulo e o Instituto Ação Pela Paz.

A metodologia consiste em 11 módulos durante seis dias, levando o aluno a uma jornada para a abertura de seu próprio negócio com pouco ou zero custo utilizando o que a pessoa sabe fazer, como cozinhar, fazer as unhas, cortar cabelo, entre outros saberes. O sonho do empreendedor é o ponto de partida, exercita-se a criatividade, gestão de pessoas, noções de finanças, vendas, fluxo de caixa, criação da marca própria e comunicação. A entrega é de um plano para micro ou pequeno negócio pronto para a execução e a identidade visual.

Foto: Kaio Nunes
Foto: Kaio Nunes

“Nunca entendi nada de negócios, de lidar com dinheiro, precificação, meu aproveitamento foi total do curso, já que eu aprendi tudo, desde quando se compra o produto, as matérias primas, até a entrega, fazer o balanço e tudo mais”, relata Aline Eiko Tofoli, participante do projeto.

O curso foi ministrado pelo Rodrigo Sabiáh, educador social, estudante de Serviço Social e egresso do sistema prisional, e pela Aline Pedroso, educadora social e administradora de empresas, para 15 pessoas.

Andréia Ruiz empreende na área de festas, participou do curso e já vê melhorias na sua forma de empreender. “Houve um grande aumento do meu conhecimento, algumas coisas que eu aprendi no curso eu coloquei em prática ou corrigi o que já fazia e eu consegui um resultado maior de clientes e divulgação”, comenta Andréia.

Próximos passos para os empreendedores de responsa

Após o curso, os empreendedores passarão por mentorias durante três meses. Serão conversas individuais que funcionam como uma consultoria de negócios, um momento para que possam tirar suas dúvidas e aprimorar seus empreendimentos. Além disso, eles possuirão um canal aberto com consultores da Besouro para tirarem dúvidas na hora que precisarem.

Foto: Kaio Nunes
Foto: Kaio Nunes

“Imagina você pedir ajuda e apoio todos os dias para alguém que entende de negócios sem pagar nada por isso? ‘Como eu vendo meu serviço de corte de cabelo?’, ‘como eu calculo o custo do meu pastel?’, ‘por onde eu começo nas redes sociais para ganhar mais dinheiro?’. Todos os dias essas dúvidas e apoio das mais diferentes vertentes são prestados em nosso serviço de incubação e mentorias”, comenta Vinicius.

A mentoria ajudará aos alunos a finalizarem seus planos de negócios para serem colocados em práticas, nestas conversas os consultores da Besouro trarão dados e informações para o Responsa que irá ver os alunos destaques para receberem um apoio financeiro fortalecerem seus negócios.

avatar

ASSINE NOSSO INFORMATIVO

Leia Também

PODCAST