Arte na tela
Projeto de pintura em ValparaÃso, em SP, tem a formação de sua primeira turma
A iniciativa foi promovida pela FUNAP
“De que eu sou capaz”. Este foi o sentimento de um reeducando da Penitenciária de Valparaíso (SP) que participou da primeira turma do Inclusão pela Arte, finalizado no início de março. O projeto contou com 11 pessoas privadas de liberdade, sendo que uma delas ministrou o curso compartilhando suas habilidades e técnicas de pintura.
Conhecimentos das cores, desenvolvimento de habilidades com pincel, manuseio e aplicação de tintas, foram temas aprendidos pelos participantes no decorrer das aulas. Muito além do teórico, eles puderam experimentar e vivenciar emoções e novas formas de ver mundo, ampliando seus conhecimentos sobre a natureza da arte e a percepção ao seu redor por meio das pinceladas nas telas.
A iniciativa foi promovida pela FUNAP – Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel, Regional de Araçatuba (SP), e apoiada pelo Ação Pela Paz. Para Antonio Marcos Hidalgo, gerente regional fundação, a motivação de fazer o projeto partiu da “habilidade do instrutor, apoio da Funap, da unidade prisional, investimento social do Ação Pela Paz e a crença de que podemos mudar, acrescentar a vida das pessoas”.
O resultado foi incrível: dez lindos quadros feitos durante o processo. Mas não para por aí, ainda este ano acontecerão outras cinco turmas, com mais dez alunos! “É preciso nos reeducarmos e, certamente, esse já é um ótimo caminho”, expressou um dos participantes.