Ação pela Paz - Projeto fortalece a reinserção social dos reeducandos no Mato Grosso

Centro-Oeste

Projeto fortalece a reinserção social dos reeducandos no Mato Grosso

"Reconstruindo Sonhos" reúne iniciativas e diversos atores em prol da redução da criminalidade
MPMT - Foto: SóPolítica MT
MPMT - Foto: SóPolítica MT

Por Marcos Ferreira | Redação

Somos todos anjos com uma asa só; e só podemos voar quando abraçados uns aos outros”. Foi com essa frase do italiano Luciano De Crescenzo, muitas vezes atribuída ao português Fernando Pessoa, que a Promotora de Justiça Josane Fátima de Carvalho Guariente contextualizou a importância da união entre Poder Público e sociedade civil para ações em prol de reeducandos e egressos do sistema prisional.

A fala da Dra. Josane, que atua como coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal e da Execução Penal do estado do Mato Grosso, aconteceu durante a cerimônia de lançamento do “Reconstruindo Sonhos”, projeto qual está à frente. O evento ocorreu de maneira virtual no último dia 23 de setembro e contou com a presença de diversas autoridades.

Fruto de uma iniciativa do Ministério Público, o projeto ainda conta com a parceria do Poder Judiciário, Governo do Estado, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso, com o apoio do Instituto Ação Pela Paz.

Reunindo a metodologia dos programas “Semeando Sonhos, Despertando Possibilidades”, criado com auxílio do Ação Pela Paz, e o “Novos Passos”, aplicado na unidade prisional da cidade mato-grossense Barra do Garças, o “Reconstruindo Sonhos” carrega a reintegração social em sua essência.

Com lema “refazer, reinventar, renascer e recomeçar”, o projeto tem o objetivo de fortalecera ressocialização dos reeducandos em 40 unidades penais do estado. Para isso, será trabalhado com os beneficiários a ampliação da compreensão do sentido da vida, promoção da reinserção social e capacitação para o mercado de trabalho.

“Além da qualificação profissional, o projeto dará ao reeducando oportunidade para que possa repensar o sentido da vida. Iniciativas semelhantes ao ‘Reconstruindo Sonhos’ já são desenvolvidas em outros estados e os resultados têm sido surpreendentes, mas para que a iniciativa dê certo aqui também é necessário termos um olhar mais humanizado para esta situação”, ressalta a Dra. Josane.

Foto: reprodução
Foto: reprodução

“Se a missão do Ministério Público, e demais instituições do estado, é estar à completa disposição da sociedade, esse projeto cumpre sua função em todos os aspectos, já que poderá alcançar a redução da criminalidade e trabalhar a reinserção social”, diz a Promotora de Justiça Ludmilla Evelin de Faria Santana, Coordenadora Adjunta do Centro de Apoio Operacional Criminal e da Execução Penal.

Cada turma participará de 12 encontros temáticos com a função de facilitar a conscientização do potencial humano, por meio do resgate de valores pessoais. Cada aula abordará um tema entre eles a humanização e espiritualidade, perspectiva de futuro, vida em sociedade e comunicação.

Paralelo a esse conteúdo, os apenados terão a possibilidade de passar por cursos profissionalizantes em diversas áreas, com foco na qualificação e habilitação para o mercado de trabalho.

O Secretário Adjunto de Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Wylton Massao Ohara, ressaltou a importância de gerar meios para que a pessoa em cumprimento de pena tenha chance de não retornar ao cárcere. “Nós precisamos dar oportunidade para que o reeducando possa ser reinserido na sociedade. E por que eu falo dar oportunidade? É porque muitas vezes eles não a tiveram. A partir do momento que a gente dá essa chance, percebemos que ele se sente valorizado e vai sim buscar mecanismos para que não reingresse nesse sistema”, disse Massao.

Para a Jayme Brasil Garfinkel, presidente e cofundador do Instituto Ação Pela Paz, “é necessário profissionalizar as pessoas e muitas vezes ressocializar elas, formar cidadãos. Mostrar a importância da família, a importância da sociedade. E o sonho do instituto é que isso se dissemine pelo Brasil”.

Garfinkel ainda passou sua visão em focar em ações como essa, mesmo com as adversidades comuns ao meio. “Um modesto cartão de visitas que eu recebi na semana passada dizia que ‘para você derrubar muros mantenha persistência, para construir pontes tenha amor’. E eu acho que precisamos é não desanimar, portanto ter a persistência, e manter esse amor pelo próximo”, conclui.

Assista à cerimônia de lançamento:

avatar

ASSINE NOSSO INFORMATIVO

Leia Também

PODCAST