Ação pela Paz - Projeto oferece formao em gastronomia e empreendedorismo para egressos e familiares

Oportunidade na cozinha

Projeto oferece formação em gastronomia e empreendedorismo para egressos e familiares

Apoiado pelo Ação Pela Paz, a ONG Mensageiros da Esperança está desenvolvendo 15 egressos prisionais e familiares na área de gastronomia, dando suporte para que eles possam empreender
Receitas Para Vida capacita 15 pessoas  Foto: divulgao
“Receitas Para Vida” capacita 15 pessoas – Foto: divulgação

A ONG Mensageiros da Esperança existe há 22 anos e possui a missão em capacitar, desenvolver e empoderar pessoas em vulnerabilidade social, com foco nos jovens e mulheres das periferias de São Paulo, por meio da educação, do empreendedorismo e da sustentabilidade com várias capacitações e ações afirmativas.

Em janeiro, com apoio do Ação Pela Paz, a organização começou o curso “Receitas Para Vida” que capacita 15 pessoas egressas do sistema prisional e familiares na área de gastronomia e empreendedorismo, para que os participantes possam aprender uma nova técnica e empreenderem com ela. Além disso, acontece semanalmente um grupo de apoio psicológico e de constelação familiar (falamos da terapia em outro texto em nosso site – clique aqui para acessar a matéria) para que sejam trabalhados aspectos interiores dos beneficiários pelo curso.

Foto: divulgao
Foto: divulgação

Este é o primeiro projeto da Mensageiros da Esperança com o público e, para Verônica Machado, professora de empreendedorismo do curso, Fundadora e Diretora de Relações Institucionais e de Projetos da ONG, trabalhar com egressos prisionais e seus familiares está sendo um ganho positivo para a instituição. “Para realizar estes projetos com as pessoas egressas eu tinha a expectativa de que seria muito mais difícil e que o grupo seria mais complexo, e eu tive uma grata surpresa. O grupo é participativo, eles gostam, estão atentos e com vontade de crescer”, comenta Verônica.

Em uma avaliação inicial, 57% dos participantes disseram que possuem pouco ou nenhum conhecimento da área de empreendedorismo, mas isso está surpreendendo a ONG. “Eu percebo que peguei uma turma que não conhecia nada de gestão e hoje eles estão bem interessados. No geral, eu diria, que houve na turma um avanço muito significativo e surpreendente nesta questão, eles estão indo muito bem com empenho e dedicação”, comenta a professora.

As aulas e grupos de apoio terapêutico e psicológico ainda estão acontecendo. Os alunos, ao final do curso, participarão de uma banca para apresentar e mostrar seus conhecimentos e gravarão um vídeo falando sobre suas ideias de negócios. Para apoiar os alunos que tiveram o melhor desempenho e possuem interesse em empreender na área, o projeto dará um apoio financeiro para que eles deem seus primeiros passos em seus negócios.

Foto: divulgao
Foto: divulgação

avatar

ASSINE NOSSO INFORMATIVO

Leia Também

PODCAST