Ação pela Paz - Projeto realiza aulas de violo aos reeducandos da Penitenciria de Capela do Alto, no interior de SP

Arte

Projeto realiza aulas de violão aos reeducandos da Penitenciária de Capela do Alto, no interior de SP

O “Música para Alma” contou com uma pessoa privada de liberdade como voluntária que ensinou conceitos básicos de violão para oito colegas na unidade prisional
Foto: divulgao
Foto: divulgação

Com o objetivo de ensinar conceitos básicos de violão, a Penitenciária Masculina de Capela do Alto, em São Paulo, com apoio do Ação Pela Paz, realizou o projeto “Música para Alma” que contou com um reeducando voluntário que possui conhecimento para ministrar as aulas.

Foram duas turmas com oito reeducandos, todos puderam aprender sobre escrita musical, acordes, levadas rítmicas, entre outros aprendizados. Das aulas saíram multiplicadores que poderão dar sequência a iniciativa com outros reeducandos, levando a música a mais pessoas.

“Este projeto foi encorajador para os reeducandos, este investimento educacional e social na pessoa privada de liberdade aumentou a perspectiva de ressocialização e visão de futuro”, comenta Natália Costa Santos, Diretora do Núcleo de Trabalho da Penitenciária de Capela do Alto.

“O projeto uniu duas instituições, a Penitenciária e o Ação Pela Paz, que acreditam na música e no papel da cultura na ressocialização das pessoas privadas de liberdade. Além disso, acreditaremos no poder da educação, uma vez que trabalhamos questões de aprendizagem, cognição e convívio, sendo oferecido como atividade complementar da escola da unidade prisional, tornando-a mais prazerosa e fazendo com que o reeducando goste mais do ambiente onde estuda”, comenta Rochelly Tatsuno, analista de projetos do Ação Pela Paz.

Os resultados da iniciativa são positivos. 83% dos participantes perceberam que o projeto contribuiu para a melhoria do convívio entre os companheiros da unidade, além da melhoria no bem-estar e na crença na recuperação.

avatar

ASSINE NOSSO INFORMATIVO

Leia Também

PODCAST