Ação pela Paz - Recomeçar lança projeto para capacitar líderes sociais na atuação com egressos

Rede de apoio

Recomeçar lança projeto para capacitar líderes sociais na atuação com egressos

"De Quebrada em Quebrada - Desenvolvendo Gente" visa ampliar o atendimento mais próximo a quem ganhou liberdade
Comunidade em São Paulo - Foto: Danilo Alves | Unsplash
Comunidade em São Paulo - Foto: Danilo Alves | Unsplash

Por Marcos Ferreira | Redação

Lançado na quarta-feira, 18 de outubro, o projeto “De Quebrada em Quebrada – Desenvolvendo Gente” vai capacitar profissionais e líderes sociais para atuarem na reinserção social de pessoas egressas do sistema prisional.

Por meio de uma plataforma digital, os interessados terão acesso à metodologia do Instituto Recomeçar. O objetivo é formar as lideranças existentes nas comunidades espalhadas pelo Brasil para que trabalhem as demandas do tema e repliquem as assistências às pessoas que deixam a prisão e voltam para suas regiões de origem.

O foco da iniciativa é criar uma rede de apoio aos que buscam se manter afastado da criminalidade e, também, para aqueles que, com o auxílio desses líderes, possam ampliar suas visões e não retornem ao crime.

Conteúdos que mostram a importância do papel das ONGs na vida das pessoas egressas foram reunidos em 20 horas de aulas. As etapas do curso serão disponibilizadas semanalmente na Academia Recomeçar, a nova plataforma digital de educação criada pela organização.

Os usuários receberão um material desenvolvido de forma didática, visual e prática, além de obterem acompanhamento e mentorias coletivas e individuais mensalmente.

Para participar, basta ser um líder comunitário (não precisa ter CNPJ nem endereço comercial) e se cadastrar na página do programa (acesse aqui).

“De Quebrada em Quebrada – Desenvolvendo Gente” conta com apoio da Porticus, Gerando Falcões e Instituto Ação Pela Paz.

Time do Instituto Recomeçar - Foto: divulgação
Time do Instituto Recomeçar - Foto: divulgação

O Recomeçar

O Instituto Recomeçar é uma organização não governamental que atua, desde 2015, na reinserção social de pessoas egressas do sistema prisional. Essa reinserção é baseada em três pilares: educação, cidadania e geração de renda.

Em 2022 o Recomeçar teve seu trabalho reconhecido como “Metodologia Inovadora” pela Rede Gerando Falcões. Este ano, o instituto também foi premiado como “Organização Inovadora” na categoria educação do Prêmio “LED - Luz na Educação”, da Fundação Roberto Marinho, sendo destaque na programação do Grupo Globo.

Veja abaixo o logo do projeto:

Imagem: divulgação
Imagem: divulgação

avatar

ASSINE NOSSO INFORMATIVO

Leia Também

PODCAST