Ação pela Paz - Recomeçar promove novas ações com foco na educação

Conhecimento

Recomeçar promove novas ações com foco na educação

ONG está disponibilizando bolsas de estudos para beneficiários do regime aberto e livramento condicional para ingressarem na universidade
Egressos durante capacitação no Pernambuco - Foto: divulgação
Egressos durante capacitação no Pernambuco - Foto: divulgação


“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”


A frase de Nelson Mandela, líder sul-africano e vencedor do Prêmio Nobel da Paz, reflete bem o que o Recomeçar, organização apoiada pelo Instituto Ação Pela Paz, tem proporcionado a egressos do sistema prisional em Pernambuco.

Numa ação em parceria com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) de Pernambuco e a Faculdade Senac de Recife, a ONG está disponibilizando bolsas de estudos para beneficiários do regime aberto e livramento condicional para ingressarem na universidade.

No começo deste ano, os participantes concorreram a uma vaga nos cursos de Gastronomia, Recursos Humanos, Administração e Análise de Desenvolvimento de Sistema. O processo seletivo ocorreu por meio de uma avaliação realizada por psicólogos e assistentes sociais do Patronato, órgão responsável por dar assistência aos egressos e contribuir para a fiscalização da execução penal.

Para Cícero Alves, multiplicador do programa, essas ações são fundamentais para sanar um problema de quem deixa as unidades prisionais em busca recolocação profissional. “Infelizmente o sistema prisional é formado, em sua maioria, por pessoas negras, pobres e iletradas. Muitos não têm o ensino fundamental completo e outros não sabem nem ler e escrever”, destaca.

Cícero percebe essa lacuna ao analisar o mercado de trabalho, cada vez mais exigente de pessoas qualificadas. “Para adequarmos eles a esse perfil, nós os colocamos em um processo de desenvolvimento junto aos nossos parceiros, focando na necessidade de cada um”, explica.

Conhecedor dessa causa, Cícero Alves usa a experiência de quem já passou por unidades prisionais ao longo da vida para apoiar na ressocialização e capacitação profissional de egressos. Hoje, ele trabalha para mudar a realidade de pessoas que se identificam com sua trajetória e buscam um novo caminho para suas vidas.

No Recomeçar, Cícero auxilia egressos na retomada escolar, em cursos profissionalizantes, técnicos, no acesso à graduação e em oportunidades para geração de renda. No primeiro semestre de 2021, oito alunos ingressaram na universidade. Para o meio do ano, já há uma fila de mais de 20 interessados em iniciar uma faculdade e expandir os campos de atuação.

Outra iniciativa do Recomeçar, essa ao lado do Sebrae, está promovendo cursos de empreendedorismo aos participantes, que enxergam essa possibilidade como uma forma de construir uma carreira de sucesso.

“Muitos que fizeram a qualificação já estão empreendendo. Após o término das aulas alguns alunos já passaram na mesma hora a atuar em seu negócio próprio. Isso é um fato muito relevante para nós”, conclui o multiplicador.

O Recomeçar foi fundado em 2015 com objetivo de qualificar e empoderar egressos para que possam estruturar um novo caminho social, emocional e profissional. A organização conta com o apoio do Instituto Ação Pela Paz em todos os seus projetos. Para mais informações, acesse o site www.recomecar360.org.br.

avatar

ASSINE NOSSO INFORMATIVO

Leia Também

PODCAST