Ação pela Paz - Time do Ação Pela Paz e apoiadores visitam unidades prisionais de Capela do Alto

Interior paulista

Time do Ação Pela Paz e apoiadores visitam unidades prisionais de Capela do Alto

Integrantes do Grupo Porto e parte dos conselheiros da instituição estiveram presentes
Foto: equipe das penitenciárias de Capela do Alto
Foto: equipe das penitenciárias de Capela do Alto

Em 17 de agosto, parte do time de colaboradores e conselheiros do Instituto Ação Pela Paz acompanharam integrantes do Grupo Porto em uma visita a duas penitenciárias do município de Capela do Alto, no interior Paulista. As unidades são assistidas pelo SEMEAR* com apoio do Instituto Ação Pela Paz.

O intuito da visitação foi levar a experiência da rotina das penitenciárias com execução de projetos que contam com a assistência da organização. Cursos de cabeleireiro e barbearia, iniciativas de cunho psicossocial, como o “Paz no Coração, Liberdade na Prisão”, aulas de informática, música, horta comunitária e a biblioteca voltada aos reeducandos são alguns dos programas aplicados.

“Todas as vezes que visito as unidades, vejo o impacto do nosso trabalho no dia a dia daquelas pessoas. São oportunidades oferecidas àqueles que, muitas vezes, precisam só de uma chance para mudar de vida quando a liberdade chegar”, diz Solange Senese, cofundadora e diretora executiva da organização.

Márcia Bertoncello, Bárbara Venegas, e Luiz Arruda representaram o Grupo Porto. A experiência também foi importante aos novos membros do conselho deliberativo e fiscal da instituição, eleitos no início de 2023. Eugenio Velasques (LV5), Vanessa Milan Kis (Porto), Ludgero Migliavacca (Feccomercio-SP) e Mirian Mesquita (Porto) marcaram presença.

Foto: equipe das penitenciárias de Capela do Alto
Foto: equipe das penitenciárias de Capela do Alto

Solange Senese, Rafael Generoso, Marcos Ferreira, Sileide Pinho, Kaio Nunes e Jayme Garfinkel, do Ação Pela Paz, puderam conferir na prática alguns projetos apoiados pela organização.

Dirigentes das unidades, junto ao Dr. Jean Ulisses Carlucci, então Coordenador de Unidades Prisionais da Região Central da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) de São Paulo acompanharam os visitantes.

“Saber que o Ação Pela Paz tem esse espaço para contribuir, é gratificante. Por isso, quando vejo algum reeducando se dedicar na cozinha, no curso de barbearia, nas aulas de música e informática ou em uma atividade psicossocial, eu posso ver um amanhã melhor”, finaliza Solange.

* Programa SEMEAR

Semear (Sistema Estadual de Métodos para Execução Penal e Adaptação Social do Recuperando) foi criado em 2014 por meio do provimento da Corregedoria Geral da Justiça do Tribunal de Justiça de São Paulo e tem como parceiros a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e o Instituto Ação pela Paz. O programa busca maior efetividade na recuperação dos presos e suas famílias.

avatar

ASSINE NOSSO INFORMATIVO

Leia Também

PODCAST