Ação pela Paz - Um ponto de vista sobre a paz

Olhar Mais de Perto

Um ponto de vista sobre a paz

Por Jayme Brasil Garfinkel
Foto: reproduo
Foto: reprodução

Será que a paz é possível? Olhando a história da humanidade, a resposta não parece animadora. Mas, a mesma história conta que sempre houve gente buscando uma solução para os conflitos, gente com o desejo de que a existência humana deixe de ser uma luta em que os mais fracos são dominados pelos mais fortes.

Ainda não é possível ver no horizonte uma humanidade sem disputas e violência, mas cresce o número de pessoas que buscam o sonho do entendimento, como nós do Instituto Ação Pela Paz.

Quando comecei a perceber que poderia fazer algo para melhorar as condições nas nossas prisões, sabia apenas de cadeias sem vagas suficientes, população carcerária crescendo muito, rebeliões e violência.

Depois, olhando mais de perto, percebi o óbvio, que há seres humanos lá dentro, muitos com crimes que mancham seu passado, outros nem tanto, mas todos precisando de atenção da sociedade de onde vieram, proximidade com suas famílias e oportunidades diferentes daquelas que os levaram à prisão. E há todo um complexo sistema penitenciário com gente enfrentando os desafios da ressocialização destas pessoas.

Aprendi que se olharmos com atenção os recuperandos, dando-lhes formação e ajuda para reavaliarem suas vidas e escolherem sinceramente um novo caminho, estaremos fazendo não apenas bem a eles, mas criando chances para todos viverem em uma sociedade muito melhor.

O caminho percorrido pelo Instituto, junto a uma rede ligada ao sistema prisional, nos projetos de educação, apoio psicológico, aproximação do preso com sua família, estímulo a auto disciplina e a consciência da possibilidade de um futuro aqui fora, é de divulgar amplamente a necessidade para que todos os cidadãos se interessem pela efetividade da ressocialização destes brasileiros e brasileiras, na sua maioria jovens, com vidas a serem resgatadas para a paz.

avatar

ASSINE NOSSO INFORMATIVO

Leia Também

PODCAST