Ação pela Paz - Com apoio do Ação Pela Paz, projetos atendem todas as unidades da região Noroeste de SP

100%

Com apoio do Ação Pela Paz, projetos atendem todas as unidades da região Noroeste de SP

121 iniciativas estão beneficiando reeducandos em 46 estabelecimentos penais
Projeto "Passaporte" - Foto: Coordenadoria Noroeste da SAP
Projeto "Passaporte" - Foto: Coordenadoria Noroeste da SAP

Por Daniella Reina
Revisão e edição: Marcos Ferreira | Redação

Em parceria com a coordenadoria local, o instituto Ação Pela Paz analisou e aprovou 121 de projetos, que serão realizados ao longo deste ano em 46 unidades prisionais da região Noroeste da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) de São Paulo.

SAP e Ação Pela são parceiros do Tribunal de Justiça de São Paulo no Sistema Estadual de Métodos para Execução Penal e Adaptação Social do Recuperando – SEMEAR, criado por meio do provimento da Corregedoria Geral da Justiça do TJSP 30/2014. O programa busca maior efetividade na recuperação das pessoas privadas de liberdade e egressas do sistema prisional.

Conheça os projetos em execução:

"Luz, Câmera e Reintegração" - Foto: Coordenadoria Noroeste da SAP
"Luz, Câmera e Reintegração" - Foto: Coordenadoria Noroeste da SAP

"Passaporte": Visa orientar os reeducandos que saem temporariamente das unidades prisionais por meio das "saidinhas", para que compreendam as regras do benefício e suas consequências caso não as sigam, promovendo assim a autorresponsabilidade em suas escolhas.

"Canal Liberdade": Prepara os reeducandos para o retorno ao convívio social em liberdade, por meio de ações técnicas, oficinas e debates de vídeos sobre temas pertinentes ao projeto.

"Luz, Câmera e Reintegração": Promove o acesso à cultura aos reeducandos, aumentando seu repertório cultural e social e ressignificando conceitos, por meio de debates sobre filmes e vídeos selecionados com enfoque no desenvolvimento humano.

"Canal Liberdade" - Foto: Coordenadoria Noroeste da SAP
"Canal Liberdade" - Foto: Coordenadoria Noroeste da SAP

"Portas Abertas": Oferece recomendação profissional às pessoas que estão retornando à sociedade, por meio de uma carta que destaca as habilidades e competências desenvolvidas e aprimoradas durante o cumprimento da pena.

Além desses projetos coordenados pela coordenadoria noroeste, as unidades prisionais também estão executando iniciativas relacionadas à música, jogos (confira uma matéria sobre o Xeque-Mate neste link) e ao projeto "Paz no Coração, Liberdade na Prisão" (saiba mais sobre esse projeto aqui).

avatar

ASSINE NOSSO INFORMATIVO

Leia Também

PODCAST