Institucional

Ação Pela Paz disponibiliza seu Relatório de Atividades 2024 especial de uma década

Documento celebra 10 anos de atuação na redução da reincidência criminal e detalha resultados e parcerias em diversas regiões do país
Foto: Michel Mota | Ação Pela Paz
Foto: Michel Mota | Ação Pela Paz

Por Marcos Ferreira e Michel Mota

O Instituto Ação Pela Paz acaba de disponibilizar seu Relatório de Atividades 2024, um documento que marca uma década de esforços da organização para apoiar o Poder Público e a sociedade civil na redução da reincidência criminal.

Em 2024, o Instituto apoiou 334 projetos em 155 unidades prisionais de cinco estados (São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná e Mato Grosso do Sul). As iniciativas ofereceram oportunidades a um total de 17.043 participantes, incluindo pessoas privadas de liberdade, egressos e servidores públicos.

Entre 2014 e 2024, a organização apoiou 971 projetos e atendeu mais de 58 mil pessoas em 12 estados.

A publicação também traz depoimentos de autoridades, parceiros e apoiadores, além de uma matéria especial com a visão dos colaboradores sobre o trabalho realizado pelo Instituto e o balanço patrimonial e financeiro de 2024.

Foto: Michel Mota | Ação Pela Paz
Foto: Michel Mota | Ação Pela Paz

Um dos destaques do relatório é a 6ª aferição de reincidência criminal dos participantes do programa SEMEAR (Sistema Estadual de Métodos para Execução Penal e Adaptação Social do Recuperando). O levantamento revelou que 82,06% dos participantes que deixaram o sistema prisional não retornaram por novo crime, até a última contagem em setembro de 2025. O programa SEMEAR, em cogestão com o Tribunal de Justiça de São Paulo e a Secretaria Estadual da Administração Penitenciária, completou 10 anos em 2024.

Solange Senese, cofundadora e diretora executiva do Instituto Ação Pela Paz, reforça em entrevista para o relatório que todos os participantes dos projetos apoiados pela organização desde sua fundação são monitorados para avaliar o seu real impacto na redução da reincidência e na inclusão social. "Com esses indicadores, podemos centrar esforços de forma assertiva em atividades de impacto comprovado", pontua.

"Compreendemos que as mudanças efetivas ocorrem no nível do sistema. Assim, atuamos como catalisadores, unindo parceiros que corajosamente identificam e experimentam soluções inovadoras dentro das unidades prisionais ou fora delas", conclui.

O Relatório de Atividades 2024 está disponível para acesso na íntegra no site oficial do Instituto Ação Pela Paz. Clique aqui e confira.

avatar

ASSINE NOSSO INFORMATIVO

Leia Também

PODCAST