Ação pela Paz - Instituto Ação Pela Paz lança o seu Relatório de Atividades referente ao ano de 2021: confira aqui!

Balanço anual

Conteúdo é apresentado dentro do formato de uma revista digital interativa
Foto: divulgação

Reunir, planejar e agir! É dessa forma que Instituto Ação Pela Paz e sua rede de parceiros trabalham em prol da redução da reincidência criminal.

Com o time de analistas e conselheiros dedicados, desde 2015 foram apoiados 331 projetos centrados na atenção às pessoas em privação de liberdade, egressas do sistema prisional e policiais penais, alcançando 16.337 participantes.

Em 2021 foram apoiados 163 projetos que alcançaram 4.447 reeducandos e 1.881 egressos prisionais, 47 familiares e 1 servidor público em 10 estados brasileiros.

A realização, monitoramento e avaliação dos projetos têm favorecido a captação de conhecimentos e correção das rotas, mas somente a aferição da reincidência, demonstrará a efetividade do que temos realizado.

Capa da edição 2021 - Foto: reprodução

Nessa direção, o Tribunal de Justiça de São Paulo e a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo realizaram, no âmbito do Programa SEMEAR, a terceira aferição da reincidência dos assistidos por alguma iniciativa do programa. Dos 5.197 participantes aferidos, 3.741 deixaram o presidio e 89% não reincidiram após participarem de projetos.

Há muito para se aprender, mas os resultados indicam que estamos no caminho certo. Somos gratos aos parceiros, voluntários, conselheiros e à equipe do Instituto Ação Pela Paz pela confiança, dedicação e compreensão da urgência com que o tema é devidamente tratado em todos os seus estágios.

Ao longo do ano que passou, conquistamos a classificação como instituto de pesquisa, o que permitirá contribuirmos de forma efetiva para sistematização e disseminação dos conhecimentos e prol da almejada redução da reincidência criminal.

Todas essas informações estão na edição 2021 do nosso Relatório de Atividades. Esse é um material desenvolvido para sintetizar os pontos mais importantes que aconteceram no ano que passou, colocados de uma forma intuitiva, com links para uma navegação mais completa. O formato que você irá acessar é inspirado em uma revista digital interativa, ampliando a inteiração entre o documento e o nosso site, que foi reformulado recentemente.

CLIQUE AQUI e confira a página com o Relatório de Atividades ou acesse abaixo a visualização pela plataforma Calameo:

ASSINE NOSSO INFORMATIVO