Ação Pela Paz - Programa SEMEAR Ação Pela Paz - Programa SEMEAR

Programa SEMEAR

Acesse os Relatórios de Atividades do SEMEAR no fim desta página.

SEMEAR - Sistema Estadual de Métodos para Execução Penal e Adaptação Social do Recuperando foi instituído pela Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo por meio do Provimento CGJ nº 30/2014. Esse Sistema é inspirado na metodologia da APAC – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, bem como nos CR’s – Centros de Ressocialização do Estado de São Paulo, os quais atuam com a participação da sociedade civil, do programa de voluntariado e do protagonismo do reeducando durante o cumprimento de sua pena.

SEMEAR incentiva a busca de um modelo de gestão prisional, onde os principais protagonistas são os Diretores da Unidade Prisional, o Juiz local e a sociedade civil do entorno da unidade, que pode se organizar por meio do CCVEC Conselho da Comunidade da Vara de Execução Criminal, constituído e apoiado pelo Juiz local. Os diretores da unidade prisional levantam e compartilham as principais demandas da unidade penal com o CCVEC e com o Juiz local e, conforme a sinergia e engajamento desses protagonistas, são feitos encaminhamentos para atender às solicitações por meio do apoio do Município, Órgãos Estaduais, Poder Judiciário, universidades, empresas, voluntários e possíveis parceiros locais.

A proposta do SEMEAR possibilita a potencialização das assistências aos reeducandos e egressos, que se estende às áreas: do trabalho, da educação, da saúde, jurídica, educacional, psicossocial e espiritual, conforme previsão na Lei de Execução Penal. Assim como, pretende auxiliar os servidores que atuam nesse contexto, que também necessitam de apoio emocional e de formação constantes.

Centro de Ressocialização de Limeira foi a unidade escolhida para o projeto “Piloto” do SEMEAR.

Entre 2014 e o mês de julho 2024, o SEMEAR recebeu investimento financeiro total de R$ 7.245.475,19 para realizar 775 projetos, sendo atendidas 30.188 pessoas privadas de liberdade, em 159 unidades prisionais – o equivalente a 87% do sistema prisional paulista, e 5.697 pessoas egressas.

Com objetivo de compreender quais iniciativas mais impactam na recuperação moral e social do público atendido, foram realizadas cinco aferições da reincidência criminal. 84,49% dos participantes dos projetos não retornam ao sistema prisional por cometimento de novo crime até o fechamento deste levantamento (abril/24). 

Termo De Cooperação Técnica

Para implementação do SEMEAR foi assinado o Termo de Acordo de Cooperação Técnica 000.141/2015 com o Tribunal de Justiça de São Paulo – TJSP, a Secretaria Estadual da Administração Penitenciária – SAP e a Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão – SPG e o Instituto Ação Pela Paz, prevendo as seguintes responsabilidades das partes envolvidas:

Tribunal de Justiça de São Paulo - TJSP

Fornece suporte técnico institucional e capacita juízes e serventuários para o desenvolvimento da prática e rotinas do SEMEAR.

Secretária de Planejamento e Gestão - SPG

Avalia o desenvolvimento e os resultados dos projetos-piloto com o objetivo de viabilizar a multiplicação e aprimoramento do modelo (ATUOU NO INÍCIO DOS TRABALHOS).

Secretaria da Administração Penitenciária - SAP

Promove, em conjunto com o TJSP, o desenvolvimento e o avanço da implantação do SEMEAR por meio de suas Coordenadorias Regionais e de Reintegração Social.

Instituto Ação Pela Paz

Implanta o SEMEAR através de ações previamente discutidas e aceitas por todos os partícipes.

Método de implementação

Em 2024, o SEMEAR, partir de um esforço conjunto da Coordenadoria Criminal e das Execuções Criminais (CCRIM) do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TSJP), Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP) e Instituto Ação Pela Paz, iniciou uma sistematização do Sistema Estadual de Métodos para Execução Penal e Adaptação Social do Recuperando.

Por meio da organização e análise de dados de estudos documentais, entrevistas, reuniões e formulários, está em criação um relatório que visa auxiliar na gestão e replicação das práticas do programa.

Em setembro de 2024, foi publicado um documeto introdutório, intitulado de "Uma Breve Contextualização". Trata-se de uma nota técnica desse trabalho com autoria do professor Railander Quintão de Figueiredo e equipe SEMEAR. 

Para acessar a publicação, clique no botão abaixo:

Download

Monitoramento e Avaliação de Resultados

O SEMEAR possui como diretriz de monitoramento e avaliação de programas e projetos a matriz do OpR – Operação por Resultado, desenvolvida pela Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão com participação de especialistas da área prisional.

Relatório de Atividades SEMEAR 10 Anos

Há 10 anos, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Administração Penitenciária de São Paulo e o Instituto Ação Pela Paz uniram forças e visões para estruturar um sistema capaz de impactar na redução da reincidência criminal. Neste relatório, trazemos um pouco dos resultados e percepções de uma década do SEMEAR (Sistema Estadual de Métodos para Execução Penal e Adaptação Social do Recuperando).


Download

Relatório de Atividades SEMEAR 2021

Apresentamos o resumo do ano do SEMEAR (Sistema Estadual de Métodos para Execução Penal e Adaptação Social do Recuperando). Entre outros destaques, o documento publicado pelo programa criado pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) em parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e o Instituto Ação Pela Paz, mostra que 89% dos participantes de seus projetos não reincidiram ao crime.


Download

Relatório de Atividades SEMEAR 2020

Veja as ações e projetos do SEMEAR - Sistema Estadual de Métodos para Execução Penal e Adaptação Social do Recuperando, programa instituído pela Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) por meio do Provimento CG nº 30/2014. As ações contam com o apoio da Secretaria Estadual da Administração Penitenciária (SAP) e o Instituto Ação Pela Paz.


Download

Relatório de Atividades SEMEAR 2019

Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), a Secretaria Estadual da Administração Penitenciária (SAP) e o Instituto Ação Pela Paz têm a honra de lançar o primeiro Relatório de Atividades de 2019 do SEMEAR - Sistema Estadual de Métodos para Execução Penal e Adaptação Social do Recuperando, fruto do provimento 30/2014 da Corregedoria Geral da Justiça. No material consta o que é o SEMEAR, como vem sendo desenvolvido o programa, seus projetos e resultados. Boa leitura!


Download